Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

Dicas e Curiosidades

 Datas Importantes
   O Dia do Cigano

   Dia 8 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), uma ocasião que pretende dar visibilidade à presença das comunidades ciganas em todo o mundo. Esta data, à semelhança da bandeira e do hino ciganos, foi oficializada no primeiro Congresso Mundial Roma/Cigano que teve lugar em Londres em 1971, tendo hoje grande difusão no espaço europeu e mundial, sendo formalmente aceite pela grande maioria das Associações e ONG’s das comunidades ciganas.
   A celebração do Dia Internacional dos Ciganos tornou-se desde os últimos anos uma importante ocasião para o reconhecimento internacional dos Ciganos/Roma, da sua história, língua e cultura. Apesar desta ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, hoje é celebrada em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo.
   Em 2000 o então Papa João Paulo II contribuiu também para a difusão do 8 de Abril com uma audiência na Praça de S. Pedro a diversas organizações ciganas, tendo solicitado mais respeito e apoio a estas populações. Em 2002 o dia 8 de Abril adoptou uma vistosa celebração, chamada Cerimónia do Rio, em que as organizações ciganas se reuniram junto aos principais rios de todo o mundo para lançar flores e acender velas em memória dos seus antepassados e das vítimas ciganas do Holocausto Nazi.
   As populações ciganas perfazem, hoje, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Na Europa constituem a minoria étnica mais importante e numerosa com cerca de 8 milhões de pessoas. Em Portugal estima-se que vivam cerca de 40 mil portugueses de etnia cigana e ainda um número indeterminado de ciganos (Rom) oriundos da Europa Central e de Leste. Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de Junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.

   O Dia de Santa Sara Kali

   A Slava (comemoração) de Sara Kali acontece nos dia 24 e 25 de maio. Santa Sara Kali é tida como a santa do povo cigano, pois foi quem converteu os ciganos para o Cristianismo. Hoje mais do que nunca, devido a cultura dos ciganos entrar em quase todos os países, os gadjôs (não ciganos) passaram a conhecer e venerar o culto a Santa Sara.
   A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa. Quando ela morreu, foi feito para ela um manto de ouro que foi colocado sobre o seu corpo, quando ela foi devolvida ao mar. Desde então, Oferecer um manto ou um lenço à Santa Sara faz parte de seu culto e devoção. Geralmente os mantos ou lenços são para agradecer uma graça alcançada através de um pedido ou promessa.
  • AMARELO ou DOURADO: Louvores. Agradecimento por vitória alcançada.
  • AZUL: Proteção. Luz espiritual. Poder intuitivo. Filhos.
  • BRANCO: Paz de espírito. Casamento. Agradecimento.
  • LILÁS: Carinho. Amor correspondido.
  • PÚRPUA: Prestígio e vantagens profissionais.
  • PRATEADO: Benefícios através dos anjos e santos.
  • ROSA: Amor, compaixão e maternidade.
  • VERDE: Saúde, bens adquiridos e vitalidade.