Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SULUKULÊ - Dança Cigana Turca



Dança cigana turca. Sulukulê é o nome de uma grande torre de água que fica em Stambul. Em volta desta torre, vive esta tribo cigana.
Os ciganos alugam suas próprias casas para fazer o show de sulukulê. Tocam e dançam para os turistas.


Colocam uma senhora na porta para receber os turistas e o dinheiro do ingresso (geralmente esta senhora tem uma postura brava).



Depois de acomodar os turistas na casa, colocam dançarinas mais novas, que nem sempre dançam bem. Depois, esta senhora que ficou na porta passa por entre os turistas cobrando mais para ver a última bailarina, que é a melhor delas. Pago o preço, entra a dançarina mais velha e mais experiente, que faz o show.
Os passos desta dança mostram o dia a dia da mulher cigana, as mãos esfregam a saia fazendo que “lavam roupas”, enxugam o suor do rosto com a saia, “amassam o pão”, batem no quadril, muitos movimentos de saia e quadris muito fortes.


As saias são muito compridas.
As letras das músicas são pesadas, sempre reclamando.

O ritmo usado é o Karsilamá. 



Este ritmo é de origem turca, muito usado também pelos gregos em suas danças de roda, para uma dança também chamada Karsilamá. Para o sulukulê, este ritmo é tocado mais lento e mais pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário