Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dança Khaleege ou Khaliji


Em árabe, esta palavra significa "golfo". Dança dos países do Golfo Pérsico e Península Arábica.
Tradicionalmente feita por mulheres e em grandes círculos, mas hoje homens também podem dançar.
Há 03 estilos de Khaleege:

     1) Tribal: do Golfo Pérsico
     2) Iraquiano: Influência cigana, parecido com o que vemos hoje
     3) Maghreb: Influência do Norte da África.

Para o 1. e o 2. estilo, a roupa típica é uma bata larga e cumprida, de um tecido fino, com bonitos bordados na frente. Por baixo, pode-se usar calça "jeannie" ou vestido. As bailarinas profissionais podem usar a roupa tradicional de 02 peças usadas na dança do ventre. Não se usa nada no quadril. Nestes estilos, usa-se uma marcação muito simples com o pé (lembra um movimento pequeno e rápido, feito na areia do deserto), movimentos de ombros e cabeça, enfatizando o balanço dos cabelos. No estilo Iraquiano, usam também as mãos batendo no corpo, o que certamente é de influência cigana, uma alusão aos antepassados em tempos remotos. Marcam o quadril ajustando a bata a ele. A destrreza com a bata e a agilidade das mãos é imprescindível.
Tradicionalmente, pintavam-se com henna a mão, o queixo, a testa e os olhos.Usavam um enfeite de ouro do nariz à testa.
Para o estilo Maghreb, a roupa típica também é a bata, porém usam lenços no quadril e calças por baixo. Os bordados são mais pobres. O quadril é mais forte, evidenciado pelo lenço. Os movimentos de cabeça não são usados.

As mujheres usavam um incenso, elas quase sentavam no incenso, deixando que a fumaça entrasse pela bata. Assim, o aroma era espalhado enquanto executavam os movimentos com ela.
O ritmo utilizado é o Khaleege ou Soudi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário