Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Tahtib ou Dança do Bastão


Dança tradicionalmente executada por homens, hoje em dia também praticada por mulheres.
Esta Dança é uma espécie de "luta", onde os homens mostravam sua força e habilidade com bastões de +/- 1,60 mts., bastante pesado. A bengala tbém era usada, mas nas regiões pastoreiras, e não pelos gawazzis. As roupas utilizadas são as galabias, que podem ser 02 sobrepostas (uma colorida por cima e preta ou branca por baixo). Também usam kafias e tecidos enrolados na cabeça.
No caso das mulheres, a dança ganha charme e feminilidade, combinando força e delicadeza. A destreza com o bastão também é ressaltada. A roupa tradicional é um vestido bem fechado, com mangas e sem muito decote, geralmente reto e com duas aberturas laterais. No quadril um cinto simples ou um tecido. O bordado é simples, muitas pastilhas. Pode-se usar lenços na cabeça.
O ritmo utilizado é o Saaidi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário