Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ritmo Cigano



  • Baladi, do Egito, envolve movimentos com objetos ciganos; alguns movimentos envolvem lenços, facas e até mesmo garrafas de bebidas nas mãos.

  • Zapaderin -dança secreta das ciganas- que invoca o amor do cigano. A cigana, através da dança invoca espiritualidade a sua força.
  • Manouche, Sinti, Kauderashs -todos trazem sua dança e seus belíssimos ritmos que são transformados numa única experiência artística e musical, trazendo do íntimo da mulher a sensualidade, a alegria e a beleza de sua força interior.
Portanto, os ciganos possuem diferentes tipos de música para diferentes ocasiões.

  • FLAMENCO, é a arte do canto e da dança própria dos ciganos espanhóis da Andaluzia, que se propagou a outras regiões da Espanha e tornou-se comum nas cidades mediterrâneas e grandes núcleos urbanos, como Madri e Barcelona. 
  • Embora seja de fundo árabe, está estreitamente ligado aos ciganos, nos quais encontrou seus verdadeiros intérpretes. A essência do flamenco é o canto, freqüentemente acompanhado de violão. 
Os cantos e bailes flamencos constituem arraigada tradição do povo andaluz, que neles traduzem seus momentos de alegria ou tristeza, extravasando sentimentos, sempre impregnados das idéias de amor e morte.
A imigração de povos ciganos no século 15 foi dando contornos definitivos a essa arte, reconhecida como tal desde o século 18, quando as canções ganharam letra. A partir do século 19, os ciganos começaram a dançar e cantar profissionalmente nos cafés. Surgiu assim a figura do guitarrista, acompanhante habitual do cantador, nome que se dá ao vocalista. O ritmo da dança e do sapateado é marcado por palmas, gritos de incentivo ou reprovação denominados jaleo, estalar de dedos e unhas (para os homens) e toque de castanhola (para as mulheres).
Dos gêneros mais antigos do flamenco, como as nostálgicas cañas e soleares, derivaram formas mais modernas. A siguiriya, de raízes ancestrais, e a saeta, lamento pela paixão de Cristo, são outras modalidades do flamenco. A partir da segunda metade do século XX, o flamenco passou a sofrer diversas influências, que as correntes tradicionais tentam evitar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário