Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os clãs ciganos

A algum tempo atrás acreditava-se que os ciganos haviam se originado no Egito. 
Ao chegarem à Europa, com suas peles morenas, música alegre e adornos metálicos, foram confundidos com viajantes comerciantes árabes, e alguns grupos ciganos passaram a se proclamarem egípcios, já que isso dava alguma cridibilidade aos seus trabalhos.
Mas pesquisas mais recentes apontaram a Índia como região de origem dos ciganos. 
Um forte indício de que isso pode ser verdade é que a língua cigana, o romani, é derivada do sânscrito, a mesma língua que originou o hindi falado hoje na Índia. 
Uma teoria diz que os ciganos eram uma casta que foi perseguida e obrigada a vagar em busca de novas terras. 
Assim surgiu a vida nômade, com grandes cumpanias, agrupamentos de famílias ciganas, viajando pela Ásia e depois pela Europa, combinando sua cultura com a dos povos que encontravam pelo caminho.
Aos poucos os ciganos foram dividindo-se em dois grandes clãs: os Kalon e os Rom. Os Rom, ainda, subdividiram-se em outros clãs, como os Manouch, Sinti, Betchary, Lovara, Matchuaia, entre outros. Há algumas divergências nos estudos sobre esses clãs. Alguns estudiosos, por exemplo, consideram os Sinti um grande clã, separado dos Rom
Outros ainda classificam Manouch como outro nome para o clã dos Sinti.
Os nomes dos clãs são referências às profissões características de cada um. Lovara para criadores de cavalos, Kalon para ferreiros e artesãos de facas, Ursari para os ainda típicos do leste europeu criadores de ursos para exibições artísticas nas ruas.
Outra curiosidade sobre os clãs ciganos é que cada um defende que seu clã foi o original e que todos os outros são as derivações. Alguns chegam a dizer que os outros clãs são imitadores de ciganos que se aproveitam da fama para ganhar dinheiro em cima dos gadjés incrédulos. Mas de fato todos falam a mesma língua, com algumas diferenças, e tem estilos de vida e ideais culturais similares, podendo ser classificados como uma só etnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário